segunda-feira, 30 de julho de 2012

Deuses romanos.

A mitologia romana , ou seja, crenças mitológicas habitantes da Roma Antiga , pode ser considerada composta de peças. O primeiro, em grande parte posterior e literária, é completamente novos empréstimos do mitologia grega . O outro, em sua maioria de idade e de culto, funcionou de maneiras muito diferentes a partir do equivalente grego.
Natureza dos mitos antigos romanos

Os romanos não tinham narrativas seqüenciais sobre seus deuses comparáveis ​​Titanomaquia ou sedução de Zeus por Hera até seus poetas começaram a adotar modelos gregos no último período de tempo da República Romana . No entanto, o que se tinha, era:
Um sistema altamente desenvolvido de rituais, escolas sacerdotais e panteões de deuses relacionados;
Um rico conjunto de mitos históricos acerca da fundação e crescimento de sua cidade por atores humanos, com ocasionais intervenções divinas.
[ editar ] A mitologia antiga sobre os deuses





Altar dos Doze Deuses do Panteão. Romano Museu do Louvre

O modelo romano envolvia uma muito diferente dos gregos para definir e desenvolver os deuses. Por exemplo, na mitologia grega, Deméter foi caracterizado por uma história bem conhecida sobre sua dor sobre o rapto de sua filha Perséfone das mãos de Hades . Os antigos romanos, pelo contrário, concebeu os equivalentes Ceres como uma divindade com um padre oficial chamado Flamen , as classificações dos flamines de Júpiter , Marte e Quirino , mas superiores aos de Flora e Pomona . Considera-se também agrupados em uma tríade com outros dois deuses agrícolas, Liber e Libera , e sabia que o relacionamento de deuses menores com funções especializadas que e dezenas de outros.

Assim, a "mitologia" romano arcaico, pelo menos, sobre os deuses, não foi feita inventar histórias, mas sim as inter-relações interligadas e complexas entre deuses e humanos.

A religião dos romanos originais inicial foi modificado pela adição de crenças diversas e conflitantes em tempos posteriores, e assimilação de grande parte da mitologia grega . O que pouco se sabe sobre religião romana cedo não através de relatos da época, mas depois escritores que procuravam preservar as antigas tradições de esquecer onde eles estavam caindo, como o estudante do primeiro século. C. Marco Terenzio Varrone . Outros escritores clássicos como o poeta Ovídio em seu Fasti ('calendário'), foram fortemente influenciadas por modelos helenísticos , e suas obras são freqüentemente usados ​​para as crenças gregas para preencher lacunas na tradição romana.





Rômulo e Remo amamentados por o lobo. Museo Nuovo, Palazzo dei Conservatório de Roma.
[ editar ] Mitologia sobre a história romana

Em contraste com a escassez de material narrativo sobre os deuses, os romanos tinham uma rica panóplia de lendas sobre a fundação ea primeira expansão de sua própria cidade. Além dessas tradições locais de origem principalmente nesta faixa foi enxertado material de gregos lendas heróicas numa fase inicial, tornando, por exemplo, Enéias ancestral de Rômulo e Remo .

A Eneida e os primeiros livros de Tito Lívio são as melhores fontes para esta mitologia humana exaustiva.
[ editar ] nativos deuses romanos e itálico





Estátua de Ceres dar frutos.

A prática ritual romano dos sacerdotes oficiais claramente distinguidas duas classes de deuses, o indigetes di e di novensides ou novensiles . Os indigetes eram os deuses originais do Estado romano (ver indigetes Di ), e seu nome e natureza são indicados pelos títulos dos sacerdotes mais velhos e para as festas fixas do calendário. O novensides foram divindades posteriores, cujos cultos foram introduzidos na cidade no período histórico, geralmente em uma data conhecida e em resposta a uma crise específica ou necessidade percebida.

As divindades romanas primeiros incluídos, além dos indigetes di , muitos deuses chamados especializadas cujos nomes foram invocados para realizar várias atividades como a colheita. Fragmentos de ritual antigo que acompanham tais atos como a lavoura ou a semeadura revelam que em cada parte do processo é chamado para uma divindade diferente, eo nome de cada regularmente derivada do verbo para a operação. Estas divindades podem ser agrupadas sob os assistentes gerais prazo ou deuses auxiliares que foram invocados, juntamente com as divindades maiores. Os antigos cultos eram uma polydemonism um politeísmo romano: os conceitos de adoradores tinha invocado seres consistia em pouco mais do que os seus nomes e funções, e do numen ou "poder" de ser manifestada em formas altamente especializadas.





Uma cabeça de Minerva encontrado nas ruínas de termas romanas de Bath (Inglaterra).

O caráter dos indigetes e festivais mostram que os antigos romanos não eram apenas os membros de uma comunidade agrícola, mas também estavam orgulhosos de lutar e muito envolvido com a guerra. Os deuses representados distintamente as necessidades práticas da vida diária, como sentida pela comunidade romana a que pertenciam. Eles foram entregues escrupulosamente os ritos e as ofertas consideradas adequada. Assim, Jano e Vesta guardavam a porta ea casa, os Lares protegiam o campo ea casa, Pales da pastagem, Saturno, a semeadura, Ceres o crescimento do grão, Pomona o fruto, e Consus e Ops a colheita. Até o majestoso Júpiter , rei dos deuses, foi homenageado pela ajuda seus chuvas deram as quintas e vinhas. Em seu mais amplo personagem foi considerado por sua arma de raios, o diretor da atividade humana, e seu domínio de largura, o protetor dos romanos em suas expedições militares além das fronteiras do seu próprio país. Proeminente nos primeiros tempos foram os deuses Marte e Quirino , que eram muitas vezes identificados uns com os outros. Marte era um deus da guerra que foi homenageado em Março e Outubro. Os estudiosos modernos acreditam que Quirino era o padroeiro da comunidade militar em tempos de paz.

Na cabeça do panteão primitivo era a tríade Júpiter, Marte e Quirino (cujos três sacerdotes, ou flamines , teve a classificação mais alta), e Jano e Vesta. Estes deuses antigos tinham pouca individualidade, e suas histórias pessoais não tinham casamentos e genealogias. Ao contrário dos deuses gregos, não considerada estar operando da mesma forma que os mortais, e, portanto, há muitos relatos de suas atividades. Esse culto primitivo é associado com Pompilius NUMA , o segundo rei de Roma, a quem ele acreditava que tinha como consorte e conselheiro da deusa romana das fontes e no parto, Egeria , que é frequentemente identificado como uma ninfa das fontes literatura subseqüente. No entanto, novos elementos foram adicionados a uma comparativamente precoce. A casa real dos Tarquínios foi atribuído no estabelecimento a lenda do grande Tríade Capitolina , Júpiter, Juno e Minerva , que assumiu o lugar supremo na religião romana. Outras adições foram o culto de Diana no monte Aventino ea introdução dos Livros Sibilinos , profecias da história do mundo, segundo a lenda, foram compradas por Tarquin no final do quarto século. C. a Sibila de Cumas.


Minerva Hendrick Goltzius
Clássica Tríade Capitolina: Júpiter, Juno e Minerva Jacopo Zucchi
Juno Jan Nagel


[ editar ] Deuses Exteriores

A absorção de vizinhos deuses locais ocorreu como o estado Romano conquistou o território circundante. Os romanos normalmente concedido aos deuses locais do território conquistado as mesmas honras, como os antigos deuses que haviam sido considerados normais para o estado romano. Em muitos casos, as deidades recém-adquiridas foram formalmente convidados a levar para casa para novos santuários em Roma. Em 203 um. C. , a figura de culto representando Cibele foi removido Pessinus (Frígia) e cerimoniosamente recebidos Roma. Além disso, o crescimento da cidade atraiu estrangeiros, que foram autorizados a continuar a adorar seus próprios deuses. Isto veio Mitra a Roma e sua popularidade entre as legiões espalhar o seu culto em lugares tão distantes como a Grã-Bretanha.Além de Castor e Pólux , os assentamentos conquistados na Itália parecem ter contribuído para o panteão romano Diana, Minerva, Hércules , Vênus e outras divindades de menor hierarquia, alguns dos quais eram divindades itálicas, outros originalmente proveniente da cultura grega da Magna Grécia . As divindades importantes romanos foram finalmente identificadas com os mais antropomórficos deuses e deusas gregos, e assumiu muitos dos seus atributos e mitos.
[ editar ] Os principais deuses do panteão romano
NOMEEQUIVALENTE GREGOCARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃOATRIBUTO
Júpiter Zeus Pai dos deuses e dos homens, régua das alturas, que administra a justiça, jogue um raio ea nuvem-coletores. O. Águia, raio e cetro
Juno Hera Rainha dos deuses, protetor do casamento e da família. O pavão ea coroa.
Netuno Poseidon Deus do mar, cavalos e terremotos. O tridente e carruagem.
Minerva Atena Deusa da inteligência e da guerra justa, protetor das instituições políticas, a ciência e as artes, o padroeiro dos artesãos. O capacete, escudo, lança, a azeitona ea coruja.
Marte Ares Deus de guerra destrutiva e de luta. A espada, escudo e capacete.
Vênus Afrodita Deusa do amor e da beleza. A pomba, o espelho ea concha.
Apolo Apolo Deus da luz, poesia, música, profecia e da medicina. A lira, o arco e flecha.
Diana Sagebrush Deusa da caça virgindade, e da lua. A lua, o arco de prata seta e quiver.
Mercúrio Hermes Deus do comércio, protetor das estradas e guia do viajante. Os petasus, o caduceu, a sandálias aladas e bolsa.
Baco Dionísio Deus do vinho e da dança, inspirando delírio e êxtase. Os tirso.
Vulcão Hefesto Deus dos vulcões, incêndios e ferraria. A bigorna eo martelo.
Plutão Inferno Deus da morte, senhor do submundo. A coroa de ébano, o trono de ébano e carruagem puxada por quatro cavalos negros.


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