quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que é o "Deus da partícula" e qual a sua real importância?

A descoberta recente é um dos mais significativos na história da física. Uma partícula subatômica fundamental para a formação do que hoje conhecemos




(Reuters) . Cientistas do centro de pesquisas CERN, na Suíça, na quarta-feira apresentou suas últimas descobertas na busca do bóson de Higgs, uma partícula subatômica fundamental para a formação de estrelas, planetas e finalmente de vida após o Big Bang 13.700 milhões ano.

O QUE É o bóson de Higgs?
Esta partícula é a peça que faltava no Modelo Padrão, a teoria que descreve a formação básica do universo. As outras 11 partículas previstas no modelo foram encontrados, e encontrar o Higgs seria validar o modelo. Descarte ou encontrar algo mais exótico força a rever a nossa compreensão de como o universo está estruturado.

Os cientistas acreditam que no primeiro trilionésimo de segundo após o Big Bang, o universo era uma sopa de partículas que se deslocam em diferentes direções na velocidade da luz, sem qualquer massa apreciável. Foi através de sua interação com o campo de Higgs e ganhou massa e, finalmente, formou o universo.

O campo de Higgs é um campo de energia teórica e invisível que permeia todo o cosmos. Algumas partículas, como fótons que formam a luz, não são afetados por ela e, portanto, não têm massa. Outros são cobertos, produzindo um efeito semelhante aos grãos recolhidos em uma concha.

Essa partícula é teórica, e sua existência foi proposta em 1964 por seis físicos, entre os quais o britânico Peter Higgs.

Sua pesquisa começou no início dos anos 80, em primeiro lugar no fechado agora acelerador de partículas Tevatron do Fermilab, perto de Chicago, e mais tarde em uma máquina similar no CERN. A investigação se intensificou após 2010, quando lançou o Large Hadron Collider do centro europeu.

O que é o modelo padrão?
O Modelo Padrão da física é o que a teoria da evolução é para a biologia. É a melhor explicação que eu encontrei a estrutura física de como os elementos que compõem o universo. Descreve 12 partículas fundamentais, regidos por quatro forças básicas.

Mas o universo é um lugar grande e do Modelo Padrão explica apenas uma pequena parte dela. Cientistas identificaram uma lacuna entre o que vemos eo que deveria estar lá. Essa distância deve preencher algo que não entendemos completamente o que eles apelidaram de "matéria escura".

Além disso, as galáxias estão se afastando um do outro mais rápido do que deveriam de acordo com as forças que sabem. Isso explica outra "energia escura" desconhecida.

Acredita-se que a matéria ea energia escura, que nós entendemos muito pouco, representando 96 por cento da massa e energia do cosmos.

Confirme o Modelo Padrão, ou talvez modificá-lo, seria um passo para o Santo Graal da física, uma "teoria de tudo", incluindo a matéria escura, energia escura e da gravidade, que o Modelo Padrão não explica. Também poderia lançar luz sobre as idéias ainda mais esotéricas, como a possibilidade de universos paralelos.

O porta-voz do Cern James Gillies disse que, como as teorias de Albert Einstein desenvolveu e construiu sobre o trabalho de Isaac Newton, o trabalho que eles fazem agora, milhares de físicos do CERN tem o potencial de fazer o mesmo com o trabalho Einstein.
http://quenotecontrolen.wordpress.com/
]

Nenhum comentário:

Postar um comentário